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Aumente sua segurança conhecendo os tipos de freios

17 de novembro de 2021

Os freios têm papel fundamental na segurança do veículo, evitando que pequenos e grandes acidentes aconteçam no dia a dia. Mas você sabia que existe mais de uma versão para os freios do seu carro?

Em sua grande maioria os freios funcionam da seguinte forma: Transformam energia cinética do movimento do veículo em energia térmica, criando assim atrito entre as pastilhas de freios e os discos ou tambores. O grande problema fica por conta do excesso de calor gerado pelo atrito das pastilhas, que pode acabar prejudicando o bom funcionamento dos freios.

Aqui vamos dar um breve resumo dos tipos de freios existentes nos modelos atuais.

Freios a Disco Sólidos:

Freios a disco sólidos, são peças feitas de ferro maciço e em geral são mais baratos de se produzir do que os freios ventilados e perfurados. Mas em contrapartida, é o modelo que tem desgaste maior e mais rápido do que os modelos citados anteriormente. Esse tipo de freio é mais comum em modelos compactos, montados principalmente no eixo dianteiro e montados no eixo traseiro de carros um pouco maiores como sedans e SUVs médios.

Freios a Disco Ventilados:

Esse tipo de freio é feito com dois discos mais finos, que são unidos por uma câmara interna que como o nome sugere, permite que o ar entre e resfrie as pastilhas de freio com maior facilidade. Os freios a disco ventilados, são geralmente encontrados em veículos compactos mais potentes, montados no eixo dianteiro, e em carros mais esportivos, são montados nos eixos traseiros.

Freios a Disco Perfurados:

Se nos modelos esportivos os freios são a disco ventilados, nos esportivos de alto desempenho com algumas versões de Mercedes-Benz e BMW e Audi, os freios utilizados são os perfurados que garantem uma frenagem melhor e bem mais segura do que os dois modelos anteriores. No geral, os freios a disco perfurados são como uma versão mais completa dos freios a disco ventilados. Além de contar com as duas placas, os dois discos ainda contam com pequenos furos que auxiliam na entrada de ar na peça, facilitando ainda mais a frenagem. E para os carros de alto desempenho como Porsche e outros modelos ainda existe o freio a disco de cerâmica, que garante uma frenagem ainda mais segura e com muito mais precisão.

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